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sexta-feira, 21 de março de 2014

Exercício Físico e Ciclo Menstrual



A prescrição do treinamento físico para o público feminino deve levar em conta algumas particularidades, sendo o ciclo menstrual um aspecto relevante a ser considerado. Desta forma, algumas mulheres podem apresentar alguns distúrbios relacionados ao ciclo menstrual, como a tensão pré-menstrual (TPM) e a dismenorreia. A TPM corresponde a um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam durante o período pré-menstrual, interferindo negativamente no estado de humor da mulher. A dismenorreia corresponde a incômodos ou fortes dores abdominais (cólicas) durante o período pré-menstrual e durante a menstruação.



A dismenorreia parece ser menos frequente e com menor intensidade em mulheres que praticam exercício físico regularmente. Com relação ao desempenho esportivo, diversos estudos na literatura demonstram mulheres conquistando medalhas olímpicas em todos os períodos do ciclo menstrual. Portanto, a influência do ciclo menstrual no desempenho físico parece estar relacionada à individualidade da mulher. Neste caso, cabe ao profissional de Educação Física realizar a montagem do programa de treinamento de acordo com a individualidade da mulher. Algumas mulheres podem ter o seu desempenho prejudicado durante a fase pré-menstrual devido ao desconforto de seus sintomas. Desta forma, a melhoria no rendimento esportivo ocorreria durante o período pós-menstrual.



O ciclo menstrual divide-se em quatro fases: menstrual (1º ao 4º dia), pós-menstrual (5º ao 11º dia), intermenstrual (12º ao 22º dia) e pré-menstrual (23º ao 28º dia). No entanto, para fins de treinamento dividimos o ciclo menstrual em três fases: fase de maior desempenho (pós-menstrual), desempenho normal (intermenstrual) e desempenho debilitado (pré-menstrual). Perceba que o período menstrual não se enquadrou nesta última classificação, cabendo ao profissional de Educação Física modular o treinamento da aluna ou atleta durante este período.


Caso ocorram as irregularidades citadas anteriormente (TPM e dismenorreia), programar os treinos mais intensos para a fase pós-menstrual e os treinos com menor volume e intensidade e até mesmo o descanso total para os períodos pré-menstrual e menstrual, caso haja a necessidade. Apesar destas recomendações, são necessários estudos mais abrangentes para podemos confirmar essas conclusões. Portanto, o contato direto entre o professor e a aluna é fundamental visando uma melhor estruturação do programa de treinamento físico, modulando a intensidade e o volume dos treinamentos de acordo com as particularidades referentes a cada mulher.

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