Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dieta Cetogênica

Entenda como funciona a DIETA CETOGÊNICA

Dieta cetogênicaA dieta cetogênica consiste basicamente em se eliminar todos os tipos de carboidratos ingeridos. O nosso corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em aproximadamente três dias o nosso organismo entra em cetose. A cetose é o processo através do qual o corpo passa a usar a gordura (e não mais os carboidratos) como fonte primária de energia.

Por mais estranho que possa parecer, você vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo como “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.

Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela será consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais os picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. E se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo. O resultado desse conjunto de acontecimentos será o seu emagrecimento.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do “modo carboidrato” para o “modo gordura”, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Isso acontece por que estamos alterando a maneira como o organismo trabalha.

O corpo leva aproximadamente três dias para entrar, ou sair, da cetose. Sendo assim, tudo o que é preciso fazer é manter um ciclo de cinco dias comendo proteína, gordura e fibra mantendo os carboidratos em índices baixíssimos, entre 20 e 40 gramas por dia – e depois alternar para um ciclo de dois dias comendo proteína, fibra, muito carboidrato e pouca gordura. Fazendo isso, você acumulará um estoque de carboidratos para os exercícios da semana.

Quando falamos em consumir muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarrão integral, frutas etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardápio, principalmente se o objetivo é perder muito peso.

A dieta cetogênica permite manter uma lógica muito boa de cortar os carboidratos durante os dias úteis e comê-los nos finais de semana. Uma dica interessante: nas duas primeiras semanas, o ideal é não fazer o ciclo de alto consumo de carboidratos, mantendo o primeiro final de semana apenas com proteína, gordura e fibra.

Procure sempre a orientação de um profissional especializado antes de começar uma dieta cetogênica ou qualquer outro programa alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário